Como funciona um atendimento psicanalítico online?
- Sabrina Noronha Pinho

- 3 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de fev.
Uma dúvida recorrente para quem decide iniciar um processo de análise hoje é: "O atendimento online é tão profundo quanto o presencial?". Existe um pensamento comum de que a distância física poderia criar uma barreira para a profundidade emocional, mas, para a psicanálise, a presença reside na palavra.
A presença que se dá pela fala
Diferente de outras modalidades de atendimentos, o processo analítico não depende da presença física dos corpos em um mesmo ambiente, mas sim da presença da escuta e do desejo de análise. Na clínica lacaniana, entendemos que o sujeito se constitui pela linguagem. Portanto, onde há alguém que fala e alguém que sustenta uma escuta ética, o campo da análise está montado.
O que cura ou transforma em uma análise não é o aperto de mãos ou o compartilhamento do mesmo espaço geográfico, mas o que circula entre as palavras, os silêncios e os tropeços da fala (os atos falhos). A "presença" do analista é uma presença de escuta, capaz de pontuar e questionar o discurso, seja através de uma tela ou de uma poltrona.

O setting analítico em casa
O ambiente virtual, quando utilizado com rigor, ética e sigilo, oferece uma vantagem interessante: o sujeito fala a partir do seu próprio território. Estar no conforto e na privacidade de sua casa pode, para muitos, facilitar a associação livre — aquela regra fundamental de dizer o que vier à mente, sem filtros.
Para que isso funcione, é necessário apenas um pacto: que o paciente garanta para si um espaço de privacidade onde não seja interrompido, permitindo que o tempo da sessão seja exclusivamente seu.
Para além do atendimento online
O importante não é o dispositivo tecnológico, mas o que acontece na hiância entre as palavras. Se há um sujeito disposto a colocar sua angústia em fala e uma analista disposta a suportar essa escuta que interroga, o trabalho de investigação do inconsciente acontece com total eficácia.
A análise online permite dar contornos ao vazio e produzir um novo saber sobre o sofrimento, rompendo barreiras geográficas e mantendo o compromisso ético com a singularidade de cada um. Onde a palavra circula, a mudança é possível. Por isso, dou algumas dicas:
Use fones de ouvido para maior privacidade.
Garanta uma conexão estável.
Escolha um lugar onde você se sinta à vontade para falar abertamente.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, me coloco à disposição no meu WhatsApp abaixo, basta clicar no botão.
análise pessoal x psicoterapia

